NKITA E SIMBI
Nkita e Simbi são espíritos da natureza, é, como um culto da família, é usado frequentemente na regeneração e na manutenção do governo da família. Ambos têm funções de prevenir doenças, problemas familiares e lideranças, esses espíritos da natureza tem o poder de ativação de um Nkisi medicinal entre os povos Bakongo.
Nkita
Os Bankita são espíritos que morreram de forma violenta, seja em uma guerra, suicídio ou assassinato, esses bankita estão divididos em três classes que são:
Na Ngutu – O líder e o mais poderoso nkita, refere -se a um herói de guerra caído
Ma Kiela – São mulheres que morreram de facadas
Dinganga - classe reúne todos os outros, que foram assassinados ou se entregaram a morte
Os Bankita são fortes, poderosos, sua coloração é branca, seus domínios são as florestas e rios virgens, calmos de difícil acesso de onde são retirados as pedras e resinas coralinas para o culto feito pelo Nganga Nlaba. Eles frequentemente se aproximam das aldeias, especialmente nas estações secas em busca de frutos como: bananas, frutos kilolo (Annona senegalensis), mafulata (Psidium Guaïvu), mbungumbungu etc. Às vezes tomam formas de animais como morcego (Ngembo) ou andorinhas (Mindala – ndala). Quando as pessoas mais velhas de uma tribo visualizam esses animais sussurram e cospem no chão "Bayaya balutanga ou bankita balutanga, estes são os espíritos dos antepassados, ou os bankita está passando”. Também se pensa que um homem assassinado voluntariamente ou por imprudência encarrega-se num Kimpi ou Mwana-Ngembo sai de pequeno morcego.
O Nkita quando ele tem uma ação negativa é simplesmente porque está ocorrendo a ausência de culto para esses espíritos que tem uma ação para o coletivo ou de forma individual, eles usados para resolução de conflitos e o restabelecimento das relações harmoniosas com os antepassados e os espíritos da natureza. Por isso que causa doenças, sonhos como forma de alerta para aquele povo ou indivíduo.
O Espírito Nkita ele é usado para curar, para fazer tratamentos terapêuticos quando alguém tem distúrbios psicológicos, febres, doenças pulmonares, cardíacas etc. Quando a situação é grave e ameaça a vida de alguém da aldeia ou de uma linhagem importante de governantes que esteja em estado de gravíssimo de saúde. Para o Mpasi um culto secreto o Nkita tem papel importante para os sacerdotes, eles usam os Nkita para animar, energizar o nkisi assim fazendo com que a ação de um nkisi seja mais forte e eficaz, membros dessa seita morrem e ressuscitam voltando para o culto em forma de “homem nkita”, mas também existem outro processo para alguém ser “homem nkita”, chamado Nkisi mi Nkita que são: Kivunda, Nkwete, Mfumu Masa, Malari, etc.
A iniciação de Nkita é um ato de purificação e renovação interna do neófito, ele passa por atos no qual a vida profana ela morre e nasce uma vida para o culto, porém não são todos que está sujeito se iniciar no culto secreto dos Nkita, a pessoa que é iniciada ao culto ela foi escolhida pelo Nkita ou fazem parte de uma linhagem de sacerdotes mestre. No futuro depois de anos de ensinamentos aquele iniciado se torna um Nganga ou Nganga Nlaba (sacerdote especialista em Nkita), assim dando continuidade de culto que foi determinado pelo seus pais. Ele passa ser responsável por manter a paz e harmonia e principalmente a boa saúde de todos aqueles que estão em sua tribo ou que peçam a sua ajuda para a cura.
Simbi
Os Bisimbi são espíritos que habitam as águas e também nas áreas terrestres em torno das margens dos rios, são chamados de Simbi bi Maza e Simbi bi Nseke. Simbi tem funções parecidas com Nkita, ele também tem função de animar e energizar os Jinkisi assim deixando mais fortes eficazes para suas ações, esses jinkisi se chama Nkisi bi Maza e Nkisi bi nseke. Assim como os Nkita também existem 3 tipos de Bisimbi que são:
Lembi – que vive nos rios, lagos e fontes
Tolula – que vive na terra, florestas e campos
Nzenzi – que vive no interior e nas copas das arvores
Os Simbi eles são sensíveis e agressivos, não gostam que pessoas cheguem próximo ao seu território, quando isso ocorre a pessoa ela é tomada pelo espírito de forma agressiva, apenas com a ajuda de um Nganga para fazer os procedimentos para aquele Simbi, deixe aquela pessoa que por ali passou.
O Simbi aquático ele está em córregos, fontes e lagoas. Algumas fontes são até consideradas como o domínio de um Simbi, assim ninguém pode coletar água, a não ser o nganga.
O nganga quando vai coletar objetos para seu Nkisi como: seixos, árvores, ervas, plantas aquáticas, ele trata de esfregar nas mãos ervas aromáticas de Lembá para acalmar o Simbi
Os Bisimbi são depositados em cima de pedras coletada dos rios e fontes e raízes especifica para seu culto, e eles tomam as pessoas imprudentes e o dominam com doenças: tumores, pústulas, dores internas, etc. O nganga Ngombo tem em suas atribuições para indicar o Nkisi que terá que ser posto em prática para acalmar os Bisimbi e curar o mal. Estes espíritos eles são julgadores ao pedir ajuda deles a pessoa passa por uma “avaliação” se o Simbi achar que a pessoa merece a ajuda dele ele corresponde o seu pedido, se não a pessoa corre o risco de vida, por isso que essa classe de espíritos ela é pouco requisitada pelo Nganga das tribos.
Texto de Glauber Willians e Leonardo Luis
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